Ovos de Páscoa

Ovos pintados de modo tradicional



Os ovos são um dos símbolos da Páscoa. Com a evolução dos tempos e o consumismo os ovos “tradicionais” foram-se transformando e hoje os ovos de chocolate dominam as ofertas, sobretudo entre as crianças.



No Minho a Páscoa ainda se vive de forma muito tradicional e as mesas costumam estar incompletas se não tiverem os ovos cozidos, tingidos ou simples. 

Diz-se que quem comer um ovo cozido no dia de Páscoa evita as dores de cabeça durante o ano inteiro. Em Prado, no concelho de Vila Verde, a tradição é comer um ovo cozido em cima da ponte medieval, à meia noite. Nos últimos anos esta tradição tem atraído muitos forasteiros e ganha cada vez mais expressão e visibilidade.



Como gostamos de manter as tradições, na nossa mesa de Páscoa temos ovos cozidos decorados cuja técnica de decoração partilhamos a seguir.



Material:


Ovos
Meias de vidro
Fio de cozinha
Folhas variadas (que vão servir de carimbos)
Corantes naturais: (cascas de cebola vermelha, couve roxa ou beterraba, talos de grelos e folhas velhas), podemos também optar por corante alimentar.


Preparação:

Lavar e secar os ovos.



Prender as folhas no ovo e fixá-las com a meia de vidro, a meia deve ficar bem esticada, de modo a que a folha que vai “carimbar” o ovo fique bem marcada. 


Atar com um fio de cozinha ou de algodão.

 

Colocar a cozer em água com o corante escolhido



Costumamos usar cascas de cebola e beterraba. 

Também se pode usar corante alimentar.



Deixar os ovos  arrefecerem dentro da água.


Retirar a meia e as folhas com a ajuda de uma tesoura e já está!


A Sofia decidiu pintar alguns com tintas e purpurinas, o que deu ainda mais brilho à nossa mesa.


Comentários