Atividades ao ar livre (2)

Atividades em família ao ar livre



Aventuras fantásticas e económicas para realizar em família



Após a partilha da 1.ª parte das atividades que já são tradição da nossa família, e como gostamos muito do contacto com a natureza deixamos mais algumas sugestões:



Explorador da natureza


  Para esta atividade pode ser necessário um kit de exploração, ao critério de cada um e de acordo com o objetivo que tiverem em mente. Pode ser apenas um saco (para colocarem o que recolherem na vossa aventura)  ou mais completo, como por exemplo, um cesto ou caixa, tesoura, pinça, lupa, máquina fotográfica, lápis e caderno. 




  O objetivo é como o nome indica irmos explorar a natureza, e depois podemos definir regras de jogo, como descobrir pegadas, identificar diferentes plantas, encontrar animais, encontrar semelhanças nas formas das nuvens e registar estes momentos de contemplação e inspiração.




  Recolhem-se folhas, pinhas, bolotas, flores, pedras e em casa podemos fazer outras atividades, como construir um herbário, pintar as pedras ou as pinhas e usá-las na decoração. 




  Apesar de fazermos passeios destes ao longo do ano, antes do Natal tem um significado diferente, porque apanhamos ramos, pinhas e musgo para as decorações do presépio.






Geocaching


  É uma espécie de "caça ao tesouro" dos tempos modernos. É um jogo praticado mundialmente que tem como objetivo encontrar "caixinhas" escondidas num determinado local. As "caches" ou "tesouros" estão georeferenciados e chegamos até eles com a ajuda do GPS (as coordenadas das "caches" estão disponíveis no site ou app). 



A Sofia a registar no logbook

  Depois de encontrarmos a cache registamos a aventura num bloco de notas ou "logbook" e terminamos o registo no site. Há caches em todo o mundo, são escondidas pelos jogadores que também garantem a sua manutenção. São classificadas pelo grau de dificuldade (5 graus, tipo de terreno (1 a 5) e pelo tamanho que varia entre micro (pode ser um parafuso), pequeno, regular e grande. Para além de encontrarmos o tesouro, há geralmente uma explicação da escolha do local do esconderijo, e desta forma já descobrimos histórias e locais surpreendentes, alguns bem próximos, mas que desconhecíamos.




  Encontramos a cache deste vídeo em 2013, estava colocada próxima de um Centro Ciência Viva com quem partilhava o nome e tinha a seguinte mensagem: 

"Procura os fios e dá-lhes 1,5 Volts bem carregados. Se nada acontecer inverte os polos. (Deixem tudo como encontraram e não coloquem peso extra na cache.) É importante utilizarem apenas 1,5 Volts para não danificarem."


   Localizamos os fios, mas não tínhamos pilhas, apenas as da máquina fotográfica que estavam descarregadas. A carga foi suficiente para o mecanismo descer, na subida as coisas complicaram-se, mas acabamos por encontrar solução. Há caixinhas que são simples recipientes de plástico e depois há trabalhos destes, incríveis, que fascinam miúdos e graúdos.
  Esta cache foi nomeada para os prémios GPS pelo número de votos favoritos que recebeu dos visitantes. Já não é possível encontrá-la porque  está arquivada desde 2016. 


Comentários