Do alto do Farol

Visita aos Faróis de Portugal

Farol de Leça


O mar faz parte da História e da Cultura Portuguesa. Os Navegadores Portugueses aventuraram-se mar adentro e os faróis, inicialmente apenas fogueiras alimentadas durante toda a noite, foram muito importantes no regresso a casa dos aventureiros dos descobrimentos assim como das gentes que viviam da pesca. Com o tempo, os faróis evoluíram, tornando-se cada vez mais complexos e grandes obras de  engenharia.

Marginal de Leça da Palmeira, vista do Farol

Hoje são monumentos nacionais, que continuam a garantir a segurança dos que andam no mar e são cada vez mais pontos de acesso à história e cultura marítima. 


Vista norte do Farol de Leça


A Costa Portuguesa tem 53 faróis: 7 na Madeira, 16 nos Açores e 30 no Continente. Constituem um importante património histórico e científico e despertam a curiosidade e fascínio pelas histórias dos faróis e dos seus guardadores, os faroleiros.



Há quase 30 faróis visitáveis em Portugal, que estão abertos ao público todas as quartas-feiras à tarde, entre as 14h e as 17h, no verão e entre as 13h30 e as 16h30, no inverno. Alerta-se que o período de abertura a visitas pode ser cancelado ou encurtado, sem aviso prévio, por motivos operacionais do farol, pois os faróis são equipamentos de assinalamento marítimo em funcionamento, cuja missão principal é garantir a segurança da navegação. Lista dos faróis visitáveis aqui
Fonte: Autoridade Marítima Nacional.





Aparelho lenticular.




























Nós já visitamos o interior  de dois faróis! Subimos ao topo do Farol de Leça e do Farol do Cabo S. Vicente. Que grandes aventuras! São dois importantes faróis da costa portuguesa. O Farol de Leça é o 2.º mais alto do país, o Farol do Cabo de S. Vicente, tem a maior óptica dos faróis nacionais e uma das maiores do mundo. 



Descida no Farol de Leça






O Farol de Leça tem 46 metros de altura (edificado) e 57 de altitude (acima do nível médio do mar), tem um alcance de52 Km. É o 2.º mais alto da costa portuguesa (a seguir ao de Aveiro, que tem 62 metros de altura).




Mar a perder de vista.


Para chegar ao topo subimos os 225 degraus, por escadas que se tornam cada vez mais íngremes. A vista é deslumbrante, apesar do vento forte, conseguimos sair para o exterior e apreciar a paisagem, lá do alto. Não fosse o vento e poderíamos ficar ali horas a olhar para aquela imensidão.



Vista do Farol do Cabo S. Vicente

No Cabo de S. Vicente, o vento não nos permitiu sair para o exterior, mesmo assim adoramos a visita e conhecer os detalhes do funcionamento do farol e do seu sistema lenticular. O edifício tem 28 metros de altura e está a 86 metros de altitude relativamente ao nível médio do mar. A óptica do farol do Cabo de S. Vicente é uma hiper-radiante de Fresnel, a maior em Portugal e que está entre as 10 maiores do mundo,  é acesa todos os dias, num ritual que não pode falhar.



Mecanismo do Farol do Cabo de S. Vicente


Nestas visitas os Faroleiros, que são os profissionais ao serviço da Marinha responsáveis pelos trabalhos no farol, explicaram todo o funcionamento, a história e a sua importância na vida marítima. Falam do farol com paixão e entusiasmo, como se de um filho se tratasse. São eles que zelam pelo bom funcionamento do farol,  o ligam diariamente e cuidam de toda a manutenção. São eletricistas, mecânicos, serralheiros, pintores e até guias turísticos nas quartas-feiras de abertura ao público. 



Mecanismo de relojoaria de rotação da óptica.


Atualmente com tantos sistemas de apoio à navegação e de georreferenciação, podemos pensar que os faróis têm menos importância, pelo contrário, eles estão lá quando tudo falha. Disse-nos um dos faroleiros que acompanhou a nossa visita: "imagine orientar-se pelo GPS com tudo completamente escuro". 


Os faróis são todos diferentes, as luzes das suas ópticas também, o que os torna característicos e únicos, que é fundamental para orientar e garantir a segurança de quem está no mar.



Vista da refinaria da Petrogal em Leça


Comentários

  1. Gostei. Parabéns pela cultura q me proporcionaram… tanta informação.
    Bjs e Abraços,
    Pedro, Manuela e VA

    ResponderEliminar

Enviar um comentário