Pão-de-ló húmido - 2 versões

Pão-de-ló húmido





Este ano celebramos a Páscoa de forma diferente, assistimos à missa através da internet, a Cruz foi construída e decorada por nós e colocada à porta de casa. A reunião familiar foi restrita aos habitantes da casa, muito diferente dos anos anteriores onde reuníamos familiares e amigos e a casa se enchia para nos acompanhar na receção do compasso. O COVID 19, veio mudar as nossas vidas, como se estivéssemos num filme, mas não nos podemos resignar, vamos fazer a nossa parte e cumprir todas as recomendações, por nós, pelos nossos e por todos os que estão nesta luta.
A Páscoa deste ano foi tão diferente, mas mantivemos a tradição de fazer o Pão-de-ló, desta vez numa versão diferente, em doses individuais. Há inúmeras receitas, vindas dos vários cantos de Portugal, cada uma com o seu toque especial. A nossa receita é esta:


  • 2 Ovos inteiros.
  • 8 Gemas.
  • 4 colheres de sopa (mal cheias) de farinha de trigo peneirada.
  • 8 colheres de sopa de açúcar.
  • 1 Colher de café de fermento.
  • 1 Colher de sopa de água.
Batem-se as gemas com os ovos e junta-se o açúcar, durante cerca de 15 minutos até a massa ficar, esbranquiçada, alta e fofa. Junta-se a água e bate-se mais um pouco.



Junta-se a farinha peneirada e o fermento e envolve-se delicadamente com uma colher de pau (não se deve bater).



Versão 1 - Forma redonda grande


Colocar em forma redonda, forrada com papel vegetal e vai ao forno pré-aquecido a 220 graus, cerca de 10 minutos. Este é o tempo no nosso forno, mas cada forno é diferente. Usamos uma temperatura alta (220º) e pouco tempo, de modo a que o pão-de-ló fique cozido por fora e cremoso por dentro, adoramos assim, se cozer completamente perde o efeito desejado (mas também se come).

Vídeo da receita aqui


Versão 2 - Doses individuais


Desta vez optamos por fazer com algumas variáveis, adicionamos raspas de limão e dividimos a massa por pequenas taças forradas em papel vegetal. Como são doses mais pequenas reduzimos o tempo de forno para 8 minutos, e ficamos com uma sobremesa com aspeto diferente, mas igualmente deliciosa. Ficaram pouco cozidos, mesmo ao nosso gosto. Ora vejam o vídeo:

Comentários

  1. Experimentei essa receita ontem, e hoje ao almoço provei-a pela primeira vez. Estava delicioso. Muito obrigada por a terem partilhado, passou a ser a minha receita preferida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário