Bacalhôa Buddha Eden

O Bacalhôa Buddha Eden é o maior jardim oriental existente na Europa, fica no Bombarral, na Região Centro de Portugal. Este jardim com mais de 35 hectares localiza-se na Quinta dos Loridos, uma quinta de enoturismo pertencente ao grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal, S.A., e cujo seu maior acionista, o Comendador Joe Berardo, idealizou este projeto.


O Buddha Eden foi criado na sequência de atentados talibãs que destruíram as monumentais estátuas dos Budas do Vale de Bamiyán, no Afeganistão, como forma de protesto. 





 Este espaço pretende transmitir a paz e a tranquilidade, onde se encontram símbolos de várias religiões e esculturas de diversos povos no meio de grandes palmeiras.





Para além de Budas, podemos encontrar uma infinidade de outras estátuas, como soldados de terracota, dragões, esculturas africanas, assim como obras de escultura moderna de artistas de renome como Joana Vasconcelos, Alexander Calder, Fernando Botero, Tony Cragg, Lynn Chadwick, Allen Jones, entre outros.










Outra característica deste jardim são os agapantos brancos e azuis, são as flores dominantes do espaço e tornam a paisagem ainda mais agradável. Ao lado da vinha existem grandes painéis de azulejos alusivos à história do vinho.


A visita ao Budda Eden foi planeada para um período do dia, mas depois de lá estarmos decidimos entrar no espírito do lugar, relaxar, passear calmamente e apreciar este “museu” ao ar livre. Almoçamos no bar/cafetaria em frente à escadaria dos Budas Dourados, e acabamos por ficar pelo jardim o dia todo. Apesar de ter muitos visitantes, a imensidão do espaço tornou a visita tranquila, sem concentrações. Fizemos o passeio a pé, o que nos permitiu descobrir vários recantos e apreciar cada um deles ao nosso ritmo, com calma e paragens frequentes.




Percorremos o labirinto de bambu, descansamos deitados na relva, refrescamo-nos no aspersor de rega e subimos à casinha da árvore que descobrimos no limite do jardim! Estas aventuras inspiraram a Sofia a pedir ao avô para lhe fazer uma casinha na árvore com um baloiço de pneu!
O Buddha Eden continua a crescer, são visíveis obras de ampliação, por isso havemos de voltar.


Informações úteis:

·      Horário: todo o ano, de segunda a domingo, das 9h00 às 18h00 (1 de janeiro e 25 de dezembro está encerrado).
·      Preço do bilhete (gratuito para crianças até aos 12 anos): 4€ (comboio - 3€).
·      Página do Buddha Eden:
http://www.bacalhoa.pt/pt/enoturismo/list/scripts/core.htm?p=enoturismo&f=list&lang=pt&idcont=622
·      Estruturas de apoio: parque de estacionamento no exterior (gratuito), restaurante/snack-bar, loja de vinhos (na saída passamos obrigatoriamente pela loja).


·      Não são permitidos piqueniques no jardim.







Comentários